sexta-feira, 20 de março de 2009

Como ser sexy




A exposição de cartazes "Get Britain Breastfeeding" reuniu os melhores trabalhos dos estudantes da "Saint Martins School of Arts & Design" e esteve patente em Londres em Maio do ano passado, estando agora em itinerância.

Muitos dos cartazes mostram como uma mulher que amamenta. não tem de abdicar do seu lado sexy e cool.
O desafio foi lançado pela organização não governamental "Best Beginnings".Os estudantes de Design e Publicidade deviam criar cartazes de incentivo à amamentação graficamente ousados e divertidos, que não passasem despercebidos e que destacassem as vantagens da amamentação de uma forma leve.

Destronar a cultura do biberão e mudar mentalidades num país onde amamentar em público ainda não é pacífico e onde a taxa de amamentação é muito baixa eram os objectivos.

O trabalho vencedor pertenceu a Sophie Barker e Kayleigh Brooks e tem quatro fotos com quatro mensagens como «Bond with your baby and bond with your man» (Ligue-se ao seu bebé, ligue-se ao seu homem), ou «Designer mum and designer milk». Foi reproduzido com os logos da Best Beginnings e do Sistema de Saúde britânico (NHS) e distribuído nos hospitais e centros de saúde.


A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva até aos seis meses, mas no Reino Unido apenas 35 por cento dos bebés estão a ser amamentados em exclusivo com uma semana de idade e apenas 21 por cento às seis semanas. Menos de dois por cento dos bebés são amamentados até aos seis meses em exclusivo.

Segundo os números mais recentes (projecto Geração XXI), em Portugal apenas um em cada cinco bebés vê cumprida a recomendação da OMS de amamentação exclusiva até aos seis meses. Mais de 50 por cento deixa de ser amamentado antes dos dois meses de idade. Em Portugal não há campanhas pró-amamentação de âmbito nacional. Fica o desafio às organizações e escolas de arte portuguesas.