quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Químicos podem provocar infertilidade nas mulheres.



Os produtos químicos existentes nas embalagens de alimentos, carpetes e cortinas podem provocar infertilidade nas mulheres, revela um estudo publicado na revista científica Human Reproduction.

Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia, o problema está nos perfluorinados. Estas substâncias são utilizadas pela indústria por serem resistentes ao calor e por não se misturarem com água ou óleo.

Estudos já tinham demonstrado que a presença destes químicos na corrente sanguínea poderia prejudicar o organismo. Além disso, demoram muito tempo a sair do corpo. Através de análises ao sangue de 1240 mulheres, os investigadores verificaram que as mulheres que demoraram mais tempo a engravidar tinham maiores níveis destas substâncias no sangue.
A explicação, acreditam, estará no facto de estas substâncias causarem problemas hormonais. Daí que as mulheres com maiores níveis de perfluorinados no sangue também tivessem alterações no ciclo menstrual.

Tony Rutherford, presidente da Sociedade Britânica de Fertilidade, comentou os resultados à BBC: «Este estudo alerta para a importância de nos mantermos atentos aos factores ambientais que possam ter influência na fertilidade».